Compromisso político e perseverança de lideranças educacionais são alavancas para a qualidade e equidade na educação básica

A história das(os) 30 representantes da rede de educação de Benjamin Constant (AM) diz muito sobre o que significa abraçar a missão de oferecer Educação Básica de qualidade com equidade para todas(os) estudantes do município. Além da vontade de fazer parte de uma revolução educacional, a diversidade é uma característica bastante presente na equipe, com representantes dos povos indígenas das etnias Tikuna e Kokama. O compromisso político é outra característica da delegação, liderada pelo prefeito Davi Nunes Bemerguy e a secretária de educação Antônia Rodrigues da Silva.

A rede de Benjamin Constant participou da segunda rodada de formação do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, nos dias 23 e 24 de maio, no polo de Sobral, com os municípios de Itarema e Petrópolis, totalizando 203 lideranças. Essa rodada também reuniu secretárias(os) de educação, equipes técnicas e gestoras(es) escolares dos polos de Aracaju (Alagoinhas e São Cristóvão, com 148 lideranças) e Teresina (Peritoró e Timon, com 131 lideranças). A formação continua em Rondônia, que receberá as lideranças educacionais de Alto Paraíso e Monte Negro, dias 30 e 31 de maio. Todas com muitas histórias para contar e unidas pelo mesmo propósito: enfrentar as desigualdades educacionais para promover uma educação de qualidade, diversa e inclusiva, para todas e todos

Essa disposição fortalece nossa missão comum, certos de que juntas(os) chegaremos mais longe. 

Teve início a primeira rodada de formação da 2ª turma do Programa de Formação de Lideranças Educacionais

Nesta semana (dias 17 e 18), demos início à primeira rodada de formação da segunda edição do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, nos polos Belém (redes de educação de Muaná, Santa Bárbara do Pará e Soure, no Pará, com 98 lideranças), João Pessoa (Angicos/RN, Macau/RN, Monteiro/PB e Olinda/PE, com 151 lideranças), São Paulo (Mogi Mirim/SP, Petrópolis/RJ e São Gabriel do Oeste/MS, com 160 lideranças) e Sobral (Carnaubal/CE, Igarassu/PE, Itapipoca/CE, Milagres/BA e Timon/MA, com 211 lideranças). 

“Estou encantada com a metodologia, com a participação, com todo o direcionamento. É uma mentoria pessoal. Cada vez mais, neste dia, eu estou me dando conta de que eu não sou a mesma. A metodologia aplicada pelo Centro Lemann vai trabalhar a sua realidade como liderança. Não é só a parte de conteúdo mas, sobretudo, uma formação pessoal. Eu me sinto potencializada, animada, revitalizada e agradecida por essa oportunidade, que é ímpar”, ressaltou Valésssia, técnica da Secretaria de Educação do município de Timon (MA).

Nos dias 23 e 24, será a vez das(os) secretárias(os) de educação, equipes técnicas e gestoras(es) escolares dos polos de Aracaju (Alagoinhas/BA e São Cristóvão/SE, com 148 lideranças), Sobral (Benjamin Constant/AM, Itarema/CE e Petrópolis/RJ, com 203 lideranças) e Teresina (Peritoró e Timon, no Maranhão, com 131 lideranças). O mês termina com a formação de lideranças das redes de educação de Rondônia (Alto Paraíso e Monte Negro, com 22 lideranças), dias 30 e 31.

Durante os dois dias de formação, os grupos irão se aprofundar em temas como projeto de vida, perspectiva integral sobre as desigualdades e os preconceitos, o conceito de equidade, além de momentos práticos para a cocriação de soluções que possam enfrentar as iniquidades educacionais nas redes e escolas.

A segunda edição do Programa de Formação de Lideranças Educacionais teve a adesão de 22 municípios, totalizando 1.138 lideranças. Com as duas edições do programa, são 3.025 lideranças de 66 municípios engajadas conosco, dedicadas a trabalhar para garantir educação de qualidade com equidade a mais de 800 mil alunas e alunos, o que reforça a nossa esperança em tempos promissores para todas(os) as(os) estudantes brasileiras(os).

Confira algumas fotos do primeiro ciclo de encontros presenciais do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann:

Programa South-South encerra sua primeira edição com lançamento de biblioteca virtual pública

Em evento, no Reino Unido, lideranças dos países parceiros compartilharam os principais resultados da primeira edição do programa. Amplo acervo foi disponibilizado ao público, reunindo documentos sobre parcerias público-privadas no Paquistão e programas de letramento e numeramento no Quênia.

Ainda era madrugada do dia 11 de maio no Brasil, quando lideranças do Centro Lemann (Brasil), da Idara-e-Taleem-o-Aagahi – ITA (Paquistão) e da Zizi Afrique (Quênia) falaram em um painel na Universidade de Oxford, no Reino Unido, para compartilhar os primeiros resultados do Programa South-South. Na ocasião, Anna Penido, do Centro Lemann, destacou os diferenciais da iniciativa, que provocou mudanças de crenças e práticas em lideranças educacionais do sul global, confirmadas pelos depoimentos de Baela Jamil e John Mugo, dirigentes das instituições parceiras em cada um dos dois países participantes.

O evento foi organizado pelo Lemann Foundation Programme, centro de pesquisa baseado na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de Oxford, também responsável pela produção de uma biblioteca virtual de materiais de referência lançada no encontro.

“A ideia é que diferentes materiais sejam usados juntos, para iniciar conversas profundas entre diferentes perfis de atores que trabalham ou são inspirados a trabalhar na área. Não temos a intenção de recomendar soluções políticas únicas para problemas específicos, mas, acima de tudo, estimular a reflexão entre as partes interessadas sobre como adaptar adequadamente e implementar políticas com sensibilidade e de que forma atuar juntos, de maneira eficaz”, disse Anna Petherick, diretora do Programa da Fundação Lemann na Universidade de Oxford. 

O repositório, voltado a inspirar e orientar lideranças a promover coalizões e reformas educacionais em países do sul global, inclui estudos de caso sobre ações bem-sucedidas no Brasil, como a criação da Base Nacional Comum Curricular e a experiência de Sobral (CE). Contempla ainda documentos sobre parcerias público-privadas no Paquistão e programas de letramento e numeramento no Quênia. Todos os materiais são acompanhados por podcasts e sugestões sobre como utilizá-los.

“Estamos em celebração neste dia que marca a conclusão da primeira edição do South-South porque nossas avaliações de impacto mostram que os fellows do programa estão mais conectados e motivados para liderar reformas educacionais e, acima de tudo, porque eles já estão implementando reformas educacionais que têm alto potencial de gerar mais alfabetização e numeracia para as crianças de seus países”, ressaltou Carla Vila, Consultora-Líder do Programa South-South.

O Programa South-South é resultado de parceria entre o Centro Lemann, a Fundação Lemann, o Lemann Foundation Programme na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de Oxford, o Governo Britânico (FCDO/UK), através do Education Development Trust (EDT), além de Zizi Afrique e ITA.

Clique aqui e acesse a biblioteca virtual.

Confira fotos do evento:

Os marcadores da desigualdade educacional e seus impactos nos resultados escolares 

Durante as próximas semanas, vamos nos dedicar a compartilhar conteúdos sobre cada marcador da desigualdade educacional e os seus efeitos nos resultados escolares, tema essencial no processo de construção da Educação Básica com qualidade e equidade. 

Entendemos que cada pessoa tem a sua trajetória influenciada por um conjunto de fatores, como a origem, o contexto em que se desenvolveu desde a infância e as oportunidades educacionais que vivencia. No entanto, os desníveis no acesso à educação de qualidade acabam por reforçar as demais formas de desigualdade.

Outra questão é que esses marcadores não aparecem no cotidiano escolar de maneira isolada. Em muitas situações, há uma sobreposição, as chamadas interseccionalidades, que acentuam os efeitos negativos nas(os) estudantes.

Com o compartilhamento desses conteúdos, nossa intenção não é dar conta de todas as perspectivas sobre o tema, mas estimular o debate e convidar as lideranças educacionais a considerarem esses recortes ao analisar suas realidades, os dados e as evidências de pesquisas e avaliações a fim de pensar em soluções que, de fato, atendam as demandas das redes e escolas para promover a educação diversa e inclusiva, que não deixe ninguém para trás.

 

Programa South-South é destaque da coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo

No último domingo, Mônica Bergamo ressaltou, em sua coluna na Folha de S.Paulo, a importância do Programa South-South (Building a South-South Coalition on Foundational Learning Through Education Exchange and Evidence Synthesis), iniciativa que apoia líderes do sul global para que possam realizar reformas educacionais em seus países. 

As lideranças desses países chegam ao Brasil e falam que conhecer a experiência de Sobral é mais efetivo do que ir para a Finlândia, já que na cidade brasileira eles partem do mesmo tipo de realidade“, ressaltou à coluna Anna Penido, nossa diretora-executiva, na matéria que você confere clicando aqui .

Formação, trocas de conhecimentos e práticas direto da fonte

O Programa South-South nasceu em 2022 com o objetivo de criar oportunidades para que lideranças do sul global compartilhem conhecimentos, práticas e evidências, buscando fortalecer a capacidade de impulsionar coalizões voltadas a promover reformas educacionais com foco em melhorar índices de alfabetização e numeracia.     

Desde seu lançamento, o programa conectou e formou 51 líderes educacionais seniores do Quênia e do Paquistão, que representam 31 organizações. Em setembro de 2022, 28 dessas lideranças conheceram iniciativas brasileiras, sendo que uma das experiências mais marcantes foi a viagem de imersão a Sobral (CE). No vídeo com os melhores momentos dessa vivência estão as trocas e as inspirações que cada um(a) levou na bagagem, de volta para seus países. Clique aqui para conferir.

Na ocasião, as lideranças participaram de debates e oficinas sobre liderança, construção de coalizões intersetoriais, reformas educacionais, além de visitar cinco escolas e explorar a fundo o sistema educacional do município cearense.

Bons resultados para avançar na educação

Oito meses depois do início da formação oferecida aos líderes quenianos e paquistaneses, os resultados já aparecem. De acordo com a avaliação qualitativa de impacto do programa, conduzida pela Universidade de Oxford, os participantes se sentem mais preparados e motivados para liderar reformas educacionais efetivas, além de terem fortalecido suas redes de colaboração.

Os quenianos lançaram um projeto para tornar o município de Kirinyaga uma referência nacional e internacional em Ensino Fundamental, mobilizando líderes políticos regionais e as principais partes interessadas. Segundo os criadores da iniciativa, a cidade será “o Sobral do Quênia”. O projeto vai virar documentário, mas, enquanto não fica pronto, você pode conferir um trecho dessa produção, clicando aqui.

No Paquistão, as lideranças desenvolveram o projeto All Children Learning para garantir que todas as crianças paquistanesas sejam alfabetizadas até a 3ª série escolar. O piloto será implementado em cinco comunidades de quatro províncias, mas, no longo prazo, pretende chegar a 10 mil comunidades.

O Programa South-South é resultado da parceria entre o Governo Britânico (FCDO/UK), o Education Development Trust (EDT), a Fundação Lemann, o Centro Lemann e o Programa da Fundação Lemann na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de Oxford, com apoio da Zizi Afrique (Quênia) e Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA) (Paquistão). 

Pesquisa revela saúde mental e recomposição da aprendizagem como principais desafios da escola na pandemia

A Pesquisa com Lideranças Escolares 2022 – Relatório Brasil, realizada em parceria com a Global School Leaders, traz a visão das lideranças acerca da situação da saúde mental e do bem-estar da comunidade escolar e da recomposição da aprendizagem, duas prioridades apontadas pela maioria das(os) respondentes.

O Centro Lemann foi responsável pela pesquisa no Brasil, com a colaboração da Associação Nova Escola, Instituto Reúna e Elos Educacional, que colaboraram com a adaptação e divulgação do questionário, amplamente divulgado no País. Por meio dele, 835 lideranças escolares (diretoras/es, vice-diretoras/es e coordenadoras/es pedagógicas/es) compartilharam desafios enfrentados pela escola no retorno às aulas presenciais, assim como as soluções encontradas para enfrentá-los. 

No que diz respeito à saúde mental e ao bem-estar da comunidade escolar, 76% das lideranças afirmaram que o compromisso com a escola aumentou, sendo que 52% declararam ter de permanecer mais tempo no trabalho, enquanto 46% disseram precisar de mais habilidades para se adaptar às mudanças desse novo contexto. Outro impacto é o nível de estresse que, para 44% das lideranças, aumentou.

Com parte do enfrentamento desse desafio, 56% das lideranças disseram realizar sessões de aconselhamento para estudantes e professoras(es); 56% viabilizaram formação sobre o tema para os educadores; 34% distribuíram material educativo para professoras(es) e familiares das(os) estudantes; e 24% criaram grupos de apoio entre pares na escola.

Com relação à recomposição da aprendizagem, 64% das lideranças disponibilizaram aulas de reforço para estudantes que precisavam; 54% deram suporte a professoras(es) para a elaboração de planos específicos; 48% utilizaram a tecnologia para apoiar as atividades pedagógicas; 44% continuaram cumprindo as atividades pedagógicas previstas no currículo, enquanto 35% realizaram mudanças no currículo para resgatar conceitos básicos.

No entanto, as lideranças também apontaram as principais dificuldades para trabalhar a recomposição da aprendizagem: 69% indicaram a situação socioeconômica de estudantes; 60% falaram da pressão para cumprir o currículo; 30% ressaltaram a falta de apoio dos pais; 30% citaram a ausência de recursos.

A pesquisa vem ao encontro da atual urgência em apoiar as lideranças educacionais no enfrentamento dos problemas que impactam a saúde mental e o bem-estar das equipes das escolas, das(os) estudantes e suas famílias. Para acessar o documento completo e conhecer outros resultados, clique aqui.

Programa South-South: os melhores momentos da viagem de imersão ao Brasil

A viagem de imersão do Programa South-South foi realizada em setembro de 2022 e  reuniu no Brasil 28 lideranças educacionais sêniores do Paquistão e do Quênia. Juntas, elas puderam trocar experiências e conhecer iniciativas brasileiras inspiradoras no campo da Educação Básica.

“Esse programa é quase mágico para nós, porque está reunindo pessoas do Paquistão, Quênia e Brasil, de três continentes diferentes. E nós acreditamos em pessoas se unindo para tentar encontrar o núcleo comum que vai alavancar o aprendizado para as crianças de todos esses países”, declarou Baela Jamil, CEO da Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA), do Paquistão.

Este e outros depoimentos estão documentados no vídeo que acabamos de lançar, contendo, também, o registro das principais atividades realizadas pela comitiva de lideranças, que esteve em São Paulo e em Sobral. 

A viagem de imersão é um dos pilares do Programa South-South, cujo objetivo é criar oportunidades para que lideranças do sul global compartilhem conhecimentos, práticas e evidências, buscando fortalecer a sua capacidade de impulsionar coalizões voltadas a promover reformas que melhorem os níveis de alfabetização em seus territórios.

O programa é resultado da parceria entre o Governo Britânico (FCDO/UK), o Education Development Trust (EDT), a Fundação Lemann, o Centro Lemann e o Programa da Fundação Lemann na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de Oxford, tendo o apoio das organizações Zizi Afrique (Quênia) e Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA) (Paquistão). 

Assista ao vídeo para saber mais:

Começam hoje as atividades da segunda turma do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann

Na tarde de 20 de março, 1.124 representantes de 22 redes municipais de ensino, que compõem a segunda turma do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, puderam conhecer, durante a sessão de abertura, o percurso formativo que irão trilhar durante dois anos.

Voltado a secretárias(os) de educação, técnicas(os) que acompanham as escolas e diretoras(es) escolares, o programa tem como objetivo fortalecer a capacidade e o compromisso de gestoras(es) educacionais com uma educação de qualidade com equidade.

Interações, estudos e práticas acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem, por meio de atividades assíncronas, e também em momentos síncronos, como mentorias e sessões formativas remotas e presenciais. O programa conta também com uma metodologia de intervenção na realidade e solução ágil de desafios (LAB). 

A jornada de formação busca provocar em cada liderança um profundo processo de transformação pessoal, além de expandir o seu repertório para desenvolver competências e adotar novas práticas e soluções nas suas redes de ensino e escolas.

“Por meio do fortalecimento das lideranças, com o desenvolvimento de suas competências pessoais e de gestão, acreditamos que vamos contribuir para a promoção da equidade na educação. É com essa certeza que damos as boas-vindas às 22 redes que estarão conosco a partir de 2023”, ressaltou Rogers Mendes, gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais.

Na primeira edição, em 2022, 56 redes municipais aderiram ao programa, sendo que sete delas receberam apoio para realizar processos de recrutamento e seleção de gestores escolares e 49 participaram da formação, que envolveu cerca de 2.100 lideranças educacionais. 

Para Vandete de Lima Neves, gestora escolar de Caruaru (PE), que participou da primeira turma, o programa ajudou a perceber a necessidade de outras competências técnicas, além das que já tinha. ”Todos precisamos de uma formação especial voltada ao cotidiano escolar. O programa me trouxe isso. Tenho colocado em prática muito do que aprendi na formação: realizar um trabalho com transparência, ter confiança na equipe gestora, verificar os acordos e as metas da rede de educação e convidar a comunidade escolar a caminhar ao lado das famílias de nossos estudantes”.

Confira o vídeo de Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral (CE) e membro do nosso Conselho Consultivo, sobre como tudo começou, desde a fundação do Centro Lemann, inspirado na experiência de Sobral, até o lançamento do Programa de Formação de Lideranças.

Programa South-South dialoga com lideranças educacionais no Paquistão

Fomos ao Paquistão para participar do evento “A Decade of Learning”, promovido pelo Alto Comissariado do Reino Unido para discutir os avanços educacionais conquistados pelo país na última década e as prioridades para os próximos dez anos. O convite partiu do What Works Hub, programa do governo britânico que é nosso parceiro no Programa South-South. 

Durante o encontro, Rachel Hinton, Líder de Pesquisa em Educação Global do FCDO (Ministério de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido), apresentou evidências que indicam a importância das coalizões para alavancar mudanças sistêmicas e sustentáveis nas redes de ensino, com o objetivo de fortalecer a educação. Já a diretora-executiva do Centro Lemann, Anna Penido, falou sobre a experiência de Sobral (CE) e da Base Nacional Comum Curricular, referências no enfrentamento de desafios complexos da educação brasileira.

Na semana anterior ao evento, Anna Penido também se reuniu com representantes da sociedade civil e do poder público no nível nacional e das províncias paquistanesas, além de membros da academia, com o intuito de discutir possíveis soluções para os desafios educacionais do país à luz das lições aprendidas pelo Brasil. O objetivo foi fortalecer a ação da coalizão intersetorial formada a partir do Programa South-South, a qual busca assegurar que todas as crianças se alfabetizem até o 3º ano.

“Atualmente, 27 milhões de crianças e adolescentes paquistaneses de 5 a 16 anos estão fora da escola. O problema afeta especialmente as meninas. A qualidade da aprendizagem é outro grande obstáculo, potencializado pela falta de infraestrutura, práticas e materiais pedagógicos adequados, bem como formação para diretores e professores. Contribuir e aprender com as suas lideranças educacionais têm sido uma oportunidade única de fazer a educação avançar não apenas no Brasil, mas também em outros países que possuem realidades e sonhos semelhantes aos nossos”, ressaltou Anna Penido.

A viagem ao Paquistão incluiu ainda visitas a escolas em zonas urbanas e rurais,  encontros com conselhos comunitários da província de Khyber Pakhtunkhwa (KP) e acadêmicos da Universidade LUMS, na cidade de Lahore, uma das mais reconhecidas instituições de Ensino Superior do país.

O Programa South-South nasceu com o objetivo de criar oportunidades para que lideranças do Sul Global compartilhem conhecimentos, práticas e evidências, buscando fortalecer a sua capacidade de criar coalizões e promover reformas que melhorem a Educação Básica em seus territórios. Em sua primeira edição, a iniciativa contribuiu com a formação de lideranças educacionais sêniores do Quênia e do Paquistão. 

Revista Equidade na Educação

A publicação reúne informações e reflexões sobre caminhos para fomentar a educação de qualidade com equidade. O ponto de partida é a conceituação de temas-chave da educação que queremos, como equidade, igualdade e diversidade, assuntos que são aprofundados na entrevista com a pesquisadora Tatiana Cosentino Rodrigues, professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSC)

Os leitores poderão acessar uma robusta linha do tempo, que contempla o contexto histórico da educação brasileira, de 1549 aos nossos dias, além de gráficos e tabelas que traçam, por meio de dados, o cenário das desigualdades educacionais no País.

Mas as soluções existem, como aponta Chico Soares, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na entrevista em que aborda diferentes temáticas, como a importância de indicadores e do monitoramento para detectar e corrigir níveis de aprendizagem e promover a equidade educacional.

Estudantes também têm voz na revista, em uma roda de conversa, para contar sobre os desafios que enfrentam e as expectativas que traçam para seus futuros, a partir da educação.

A publicação traz também exemplos bem-sucedidos, de redes de ensino públicas, assim como artigos de gestores escolares, compartilhando suas experiências. Conta ainda com uma entrevista com Mauricio Ernica, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos idealizadores do Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA), em que aponta o preocupante fenômeno do aumento da desigualdade na educação, apesar da melhoria de aprendizagem nos resultados das pesquisas oficiais.

A revista visa contribuir para que as noções de equidade, inclusão e justiça social alcancem o debate público educacional, inspirando o desenho de soluções eficazes para a promoção de uma educação de qualidade para todas e todos.

Acesse a revista completa clicando aqui.