Pesquisa com lideranças escolares sobre o impacto da Covid-19 (2021)

Global School Leaders – Relatório para o Brasil

O estudo busca oferecer subsídios a governos e sociedade civil para apoiar gestores educacionais no processo de retorno às atividades escolares presenciais. Os resultados da pesquisa trazem a perspectiva dessas lideranças escolares sobre os desafios e necessidades impostos pela pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa foi realizada em 2021, por iniciativa da organização internacional Global School Leaders, e ouviu mais de 11.000 educadoras(es) de 24 países, como Índia, Quênia, Nigéria, Uganda, Filipinas, Malásia e Indonésia. No Brasil, o estudo contou com a colaboração do Centro Lemann, da Associação Nova Escola e do Instituto Reúna e envolveu cerca de 3.700 diretoras(es), vice-diretoras(es) e coordenadoras(es) pedagógicas(os).

Acesse aqui a pesquisa na íntegra.

Conheça as(os) selecionadas(os) para o Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação!

Conheça abaixo as selecionadas e os selecionados para participar do Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação do Centro Lemann 

Pesquisadoras e pesquisadores em início de carreira:

https://bit.ly/3wC8vZe

Mentoras e mentores: 

https://bit.ly/3urZ9MF

Montamos um time de pesquisadoras e pesquisadores e mentoras e mentores diverso, que conta com pessoas de várias regiões do Brasil e diferentes áreas de formação e atuação. Nessa seleção, levamos em conta a paridade de gênero e raça. 

As atividades da primeira turma se iniciam em abril! O Programa tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de carreiras científicas voltadas para a equidade em educação, além de promover pesquisas aplicadas junto a redes públicas de ensino.

Programa de Lideranças Educacionais inicia neste mês. Saiba mais!

Começam nesta segunda-feira (07/03) as atividades da primeira turma do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann! 

É a concretização de um sonho poder contar com a participação de 2.100 líderes na promoção da equidade e da qualidade na educação pública das 5 regiões do país. Juntas(os), vamos impactar a vida de mais de 800 mil estudantes em cerca de 2.500 escolas.

Ao todo, 56 municípios aderiram ao Programa de Formação, sendo que  49 dessas redes participarão da formação e 7 receberão apoio para realizar processo de recrutamento e seleção de gestores escolares.

Nosso programa de formação irá contribuir para que as lideranças possam aprimorar sua gestão com foco no pedagógico, aprofundar a relação de confiança e coesão entre secretarias de Educação e escolas e fazer melhor uso de dados para embasar sua tomada de decisão e reduzir as desigualdades. 

Programa de Pesquisa Aplicada lança três chamadas para pesquisadoras(es)

O Centro Lemann está com inscrições abertas para os seus primeiros programas voltados a pesquisadoras(es) interessadas(os) nas temáticas de educação e equidade no Brasil. Duas chamadas abertas fazem parte do “Programa de Formação e Mentoria para Pesquisadoras(es) em Início de Carreira”, uma direcionada para graduandas(os) e recém-graduadas(os) e outra para professoras(es) doutoras(es). A terceira chamada recebe propostas de projetos de pesquisa aplicada em temas relevantes para a promoção da equidade na educação brasileira. O programa tem início em abril de 2022 e duração de 12 meses.

Para ter acesso a mais informações sobre as chamadas e saber como se inscrever, clique aqui.

Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação do Centro Lemann

Chamada aberta para pesquisadoras(es) em início de carreira

Quem pode se inscrever?

Para concorrer a uma das 50 vagas disponíveis para pesquisadoras(es) em início de carreira, podem se inscrever estudantes de qualquer idade, cursando o último ano de graduação ou com graduação concluída em 2021, com disponibilidade de 16 horas semanais para grupos de estudos, encontros regulares com mentoras(es), elaboração de projeto de pesquisa aplicada e participação em diagnóstico e projetos de intervenção para promover a equidade nas políticas públicas de educação.

O programa oferece uma bolsa mensal de R$ 550,00, formação temática em equidade educacional e em métodos de pesquisa, mentoria para a construção de carreira científica e apoio para a participação em eventos, processos seletivos de pós-graduação, além de certificado de participação. A inscrição deve ser feita até o dia 18/2.

Serviço

Período de inscrição: 8 a 18 de fevereiro de 2022
Divulgação de selecionadas(os) para entrevistas: 4 de março
Entrevistas: 7 a 11 de marçoDivulgação do resultado: 16 de março
Assinatura dos termos de compromisso: 17 a 23 de março
Início do programa: 4 de abril de 2022
Duração do programa: 12 meses

Chamada aberta para mentoras(es)

Estão abertas também dez vagas para mentoras(es). Podem se inscrever doutoras(es) especialistas em educação, com disponibilidade de 16 horas semanais para apoiar o desenvolvimento da carreira científica de cinco pesquisadoras(es) de graduação, com atividades de mentoria individual, realizar grupos de estudos coletivos e o desenvolvimento de projetos de pesquisa em nível de pós-graduação, além de participar dos laboratórios de educação dos municípios parceiros do Centro Lemann.

O programa oferece a cada mentora e mentor uma bolsa mensal de incentivo à pesquisa, de R$ 3.500,00, oportunidade de colaboração com as redes municipais parceiras do Centro Lemann, acesso à formação temática em equidade educacional e a métodos de pesquisa e declaração de participação no programa. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 13/2. 

Serviço

Período de inscrição: 8 a 13 de fevereiro de 2022
Divulgação de selecionadas(os) para entrevistas: 18 de fevereiro
Entrevistas: 21 a 25 de fevereiro
Divulgação do resultado: 4 de março
Assinatura dos termos de compromisso: 10 a 16 de março
Início do programa: 4 de abril de 2022

Programa de Fomento à Pesquisa Aplicada 

Chamada aberta para pesquisas aplicadas 

O programa tem como objetivo incentivar a produção científica que busque soluções aplicadas para os desafios enfrentados pelas redes e escolas públicas na promoção da equidade na educação básica. 

As inscrições para a chamada aberta já começaram e vão até o dia 6/3/22. 

Cada projeto selecionado receberá até R$ 200.000,00 para ser desenvolvido no prazo de um ano e meio. Cada grupo deve contar com pelo menos um(uma) pesquisador(a) com doutorado e experiência em pesquisa aplicada, responsável pela coordenação do estudo.

As(Os) pesquisadoras(es) farão parte de uma rede colaborativa de grupos de trabalho entre centros de pesquisa, terão acesso a referenciais para atuação e o resultado das pesquisas será publicado e divulgado amplamente pelo Centro Lemann.

Venha com a gente promover pesquisas sobre equidade na educação! Contamos com você! 

Serviço

Período de inscrição: 8 de fevereiro a 6 de março de 2022
Divulgação dos projetos selecionados: 4 de abril de 2022
Início de apoio: abril de 2022

Inscrições abertas para o Programa de Formação de Lideranças Educacionais 2022

Você é diretor(a) escolar ou atua na secretaria como técnica(o) que acompanha as escolas? Então, você não pode perder a oportunidade de fazer parte dessa experiência inédita. Se a sua rede aderiu ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais, procure a Secretaria de Educação para obter mais informações e se inscrever até 11 de fevereiro.

Em 2022, o Centro Lemann vai atuar em parceria com 56 redes municipais de educação para formar cerca de 2.400 lideranças que atuam junto a mais de 800 mil estudantes. Tomara que uma das redes seja a sua (confira no quadro).

Mas, se não foi desta vez, aguarde! Em 2023, novas redes poderão aderir ao programa. Fale com as(os) representantes da sua secretaria para que não percam essa oportunidade no ano que vem.

Clique aqui para saber mais sobre o Programa de Formação de Lideranças Educacionais.

Nordeste

Acaraú (CE), Arapiraca (AL), Barbalha (CE), Bezerros (PE), Bonito (PE), Branquinha (AL), Brejo Santo (CE), Camaçari (BA), Caruaru (PE), Crateús (CE), Cristinápolis (SE), Cruz (CE), Currais Novos (RN), Eusébio (CE), Jucás (CE), Mamanguape (PB), Mata de São João (BA), Princesa Isabel (PB), Serra Talhada (PE), Sobral (CE), Sousa (PB) e Vargem Grande (MA)

Norte

Benevides (PA), Brasiléia (AC), Ferreira Gomes (AP), Gurupá (PA), Gurupi (TO), Maués (AM), Porto Grande (AP), Porto Nacional (TO), Presidente Figueiredo (AM), Tartarugalzinho (AP) e Xapuri (AC)

Centro-oeste

Campinorte (GO), Itapaci (GO), Três Lagoas (MS), Uruaçu (GO) e Várzea Grande (MT)

Sudeste

Aiuruoca (MG), Arantina (MG), Ferraz de Vasconcelos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Novo Horizonte (SP), Paulínia (SP) e São Vicente (SP)

Sul

Água Mornas (SC), Castro (PR), Joinville (SC) e Ponta Grossa (PR)

Prefeitas e prefeitos debatem a equidade na educação em evento na cidade de Sobral (CE)

Para lançar seu Programa de Formação de Lideranças Educacionais, o Centro Lemann realizará um encontro para sensibilização de prefeitas e prefeitos em torno da causa da equidade na educação, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2021, na cidade de Sobral (CE), sede física da instituição. O evento faz parte do processo de adesão das redes de educação ao programa, a ser realizado a partir de 2022.

O encontro deve reunir cerca de 60 prefeitas(os) para que conheçam a iniciativa, interajam com a experiência de Sobral e dialoguem sobre as desigualdades acirradas pela pandemia. As conversas também pretendem desnaturalizar o fracasso escolar e fomentar o compromisso com a promoção de aprendizagem e o desenvolvimento integral com equidade para cada estudante das redes de ensino. O evento visa ampliar a compreensão das prefeitas e dos prefeitos sobre a importância de fortalecer as lideranças educacionais de seus municípios para alcançar esses objetivos.

Conheça a programação:

DIA 9 DE DEZEMBRO

9h – 9h30: abertura

9h30 – 10h15: atividade de aquecimento

10h15 – 10h30: apresentação de dados sobre desigualdade educacional no Brasil

10h30 – 11h30: diálogo com Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral – Como o gestor público pode reverter o cenário da desigualdade educacional

11h30 – 11h50: intervalo

11h50 – 12h20: diálogo com Veveu Arruda – Perguntas e respostas

12h20 – 12h45: momento para reflexão – A desigualdade educacional no meu município

12h45 – 14h: almoço

14h – 15h30: roda de conversa – O  caso Sobral pela perspectiva das lideranças educacionais do município

15h30 – 16h: intervalo

16h30 – 18h:diálogo sobre o Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann

18h – 18h15: encerramento

18h15: coquetel e jantar de confraternização

DIA 10 DE DEZEMBRO

9h – 9h50: abertura

9h50 – 10h50: apresentação dialogada – Como resolver problemas educacionais complexos? 

10h50 – 11h10: intervalo

11h10 – 12h30: adesão ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann

12h30 – 14h: almoço 

Acontece em Sobral (CE) o I Colóquio Centro Lemann – Pesquisa em Equidade na Educação

Para dar início ao seu Programa de Pesquisa Aplicada, o Centro Lemann vai realizar um grande encontro presencial entre pesquisadoras(es) de diferentes áreas do conhecimento e regiões do País, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2021, na cidade de Sobral (CE), sede física da instituição.

O evento quer promover a troca de conhecimentos e experiências sobre pesquisa em equidade na educação, construir uma agenda comum e colaborativa de estudos nessa área e debater a construção de indicadores para monitorar as desigualdades educacionais e a promoção da equidade em redes e escolas públicas brasileiras.

Durante a programação, serão divulgadas as chamadas abertas para fomento à pesquisa e formação de jovens pesquisadoras(es), com previsão de lançamento para fevereiro de 2022.

Programação interativa com apresentações inspiracionais

As mesas e os painéis do evento serão conduzidos por especialistas nacionais e internacionais, com momentos de discussão e construção coletiva. As(Os) participantes também terão a oportunidade de visitar escolas de Sobral para conhecer uma rede municipal de educação que utiliza pesquisas, dados e evidências para promover educação de qualidade com equidade para suas(seus) estudantes.

Está prevista a participação de 100 pessoas, em sua maioria pesquisadoras(es), além de representantes de agências de fomento, organizações do terceiro setor que investem em pesquisas educacionais e lideranças de redes públicas de educação que utilizam dados e evidências em sua tomada de decisões. Confira a programação:

DIA 6 DE DEZEMBRO

9h – 9h30: abertura 

Momento 1: tendências no campo da pesquisa sobre equidade na educação

9h30 – 10h30: apresentações inspiracionais sobre pesquisa e equidade na educação

Sessão para ampliar repertório, provocar reflexões e esquentar o debate sobre o tema.

Especialistas convidadas(os):

Fábio Waltenberg

Professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento. Sua pesquisa concentra-se na análise econômica de políticas sociais, sobretudo na economia da educação.

Gabrielle Oliveira

Professora associada de Educação e Estudos do Brasil na Harvard Graduate School of Education. Sua pesquisa concentra-se nos temas relacionados à imigração e à mobilidade. 

Maurício Ernica
Docente do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Delart) da Faculdade de Educação da Unicamp. Seus temas de interesse são: educação, cultura e desigualdades. 

10h30 – 11h: intervalo 

11h – 12h20: discussões aprofundadas em grupos

Momento para provocar reflexão sobre a operacionalização do conceito de equidade na educação e levantar propostas para construção de uma agenda comum e colaborativa sobre o tema com as(os) participantes.


12h20 – 13h: plenária sobre agenda de pesquisa

Validar temas e caminhos para construção de uma agenda comum e colaborativa de pesquisa sobre equidade na educação.

13h – 14h30: almoço 

Momento 2: pesquisa aplicada e uso de dados para promoção de equidade na educação

14h30 – 16h45: visita a escolas de Sobral

Oportunizar contato dos participantes com escolas do município, para ampliar sua compreensão sobre como utilizam pesquisas, dados e evidências para a tomada de decisões.

16h45 – 18h: roda de conversa sobre a experiência da rede de Sobral com uso de pesquisas e dados

Debate sobre o uso de dados para definir soluções, a partir de reflexões geradas durante as visitas às escolas de Sobral.

Diana Viana
Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes).

Herbert Lima Vasconcelos
Secretário Municipal de Educação de Sobral.

Lúcia Balica
Casa da Avaliação.

Mariane Campelo Koslinski
Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18h – 18h30: encerramento

Cida Bento

Fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). Incide especialmente nas áreas de trabalho, educação e políticas públicas.

18h30 – 21h: coquetel e jantar de confraternização

DIA 7 DE DEZEMBRO

9h – 9h30: abertura

Momento 3: sessões simultâneas

Sessão 1: indicadores para indução de equidade na educação

9h30 – 10h30: apresentações inspiracionais sobre parcerias entre centros de pesquisa e redes de educação

Sessão para ampliar repertório, provocar reflexões e esquentar o debate sobre o tema.

Especialistas convidadas(os):

Chico Soares
Ex-presidente do Inep/MEC, com doutorado em estatística pela University of Wisconsin-Madison e pós-doutorado em educação pela University of Michigan – Ann Arbor. Sua atuação acadêmica está concentrada na área de avaliação de sistemas, instituições, planos, programas e políticas educacionais.

David Quinn
Professor assistente de Educação na Rossier School of Education, University of Southern California. Produz pesquisas para informar as políticas destinadas a eliminar a desigualdade educacional racial/étnica e de classe.

Márcia Lima
Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Seus temas de investigação são: desigualdades e relações raciais, com ênfase nas temáticas de gênero e raça, educação, mercado de trabalho e políticas de ações afirmativas.

10h30 – 11h15: discussões aprofundadas em grupos 

Sessão 2: parceria entre centros de pesquisa e redes de ensino para promoção de mudanças sistêmicas em educação

9h30 – 10h30: apresentações inspiracionais sobre experiências de parceria entre centros de pesquisa e redes de ensino

Momento para ampliar repertório, provocar reflexões e esquentar o debate sobre o tema.

Especialistas convidados:

Daniel Santos

Professor doutor de Economia na Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto. Doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes). Tem experiência nas áreas de economia da educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho. 

Eduardo Marino
Diretor de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e membro do Conselho Consultivo do Núcleo Ciência pela Primeira Infância (NCPI). Possui experiência em gestão estratégica e avaliação de organizações e programas sociais, educacionais e ambientais.

10h30 – 11h15: discussões aprofundadas em grupos 

11h15 – 11h30: intervalo

11h30 – 12h: plenária para discussão de resultados do trabalho em grupos

Partilha de caminhos para a construção de indicadores e o fortalecimento de parcerias para a produção de conhecimentos capazes de contribuir com a promoção da equidade na educação.

Momento 4: oportunidades oferecidas pelo Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação

12h – 12h45: apresentação das oportunidades de incentivo à pesquisa para centros e jovens pesquisadoras(es) 

Divulgação das oportunidades e convite às(aos) participantes para se engajarem nas ações que serão realizadas pelo Programa de Pesquisa Aplicada do Centro Lemann em 2022.

12h45 – 13h: encerramento

13h – 14h: almoço