Foram colhidas as percepções de mais de 200 gestoras(es) escolares brasileiras(os) para compor o relatório internacional da pesquisa realizada em parceria com Centro Lemann e MegaEdu.

Quando o assunto é tecnologia na educação, a desigualdade permeia a realidade da escola pública. De um lado, sabemos que o uso de ferramentas tecnológicas, aplicadas de maneira criativa e ajustada a cada contexto, pode alcançar bons avanços de aprendizagem, mesmo em cenários com poucos recursos. Por outro lado, são evidentes as diferenças de acesso às ferramentas tecnológicas, especialmente em escolas do Sul Global.

Esse é o tema da Pesquisa com lideranças escolares 2024 – perspectivas sobre tecnologia na educação, lançada pela Global School Leaders (GSL), em parceria com Centro Lemann e MegaEdu, responsáveis pela captação de dados do Brasil. O estudo apresenta uma amostragem não generalista, que permite um olhar crítico sobre a percepção de tendências úteis para análise e tomada de decisões de lideranças políticas e educacionais.

Para entender melhor esse cenário, 5.867 lideranças escolares de 18 países da África, Ásia e América Latina responderam ao questionário, compartilhando suas experiências no cotidiano escolar.

No Brasil, a pesquisa recebeu respostas de 213 lideranças, com dados importantes para nossa reflexão, por exemplo: 93% das(os) respondentes acreditam que a tecnologia facilita a explicação de conceitos; 87% acham que ela torna a aprendizagem mais acessível a todas(os); e 74% dizem que as turmas se mostram mais interessadas nos conteúdos quando a tecnologia é adotada em sala de aula.

No entanto, evidências de outro estudo indicam que 38% das escolas brasileiras não possuem computador para uso das(os) alunas(os) em atividades educacionais (CGI.br/NIC.br. TIC Educação 2023).

O acesso a esses recursos e ao letramento digital é outro desafio: apenas 14% das(os) respondentes brasileiras(os) consideram muito fácil o uso das tecnologias; somente 35% receberam alguma formação na área ao longo do último ano, com ênfase na sala de aula e não na gestão escolar.

Recomendações para ampliar o uso das tecnologias na educação

Com base nas respostas das lideranças educacionais, a “Pesquisa com lideranças escolares 2024” enumerou algumas recomendações com o objetivo de democratizar o uso das ferramentas tecnológicas nas escolas públicas para avançar na aprendizagem de todas(os) as(os) estudantes:

  • Construir parcerias para melhorar a infraestrutura da tecnologia nas escolas.
  • Desenhar soluções tecnológicas que atendam às necessidades específicas de lideranças escolares, incluindo apoio à gestão escolar.
  • Desmistificar a tecnologia em programas de formação, mostrando seu potencial para a melhoria do ensino.
  • Orientar as lideranças escolares sobre como navegar entre as opções de ferramentas de tecnologia para a educação, garantindo que suas escolas tenham os recursos certos para o ensino e a gestão administrativa.

Estas e outras informações estão contidas nos resultados da pesquisa Brasil, que você acessa aqui. Também conheça a pesquisa completa, com respondentes de todo o Sul Global, clicando aqui.