Realizado no Rio de Janeiro, evento marca o lançamento de uma mobilização nacional por uma educação pública de qualidade, baseada em evidências e compromisso político.
No dia 25 de julho de 2025, o Rio de Janeiro foi palco do 1º Encontro Embaixadores da Educação: prefeitas e prefeitos liderando a transformação educacional. O evento reuniu lideranças políticas e educacionais de mais de 40 grandes municípios brasileiros para fortalecer o compromisso coletivo com a garantia da aprendizagem de cada estudante.
A iniciativa é uma realização do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec) e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com parceria da Fundação Lemann e apoio do Instituto Ultra.
A programação incluiu a visita ao Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, escola pública de tempo integral e referência em inovação educacional na rede carioca; atividades práticas com análise de dados oficiais; e momentos de escuta entre pares sobre o papel das lideranças políticas na construção de legados educacionais.
A delegação de prefeitas, prefeitos, secretárias e secretários se engajou muito na discussão e definiram temas prioritários para serem tratados pelo grupo, entre eles Educação Especial, cuja meta no último Plano Nacional de Educação (2014-2024) visava à universalização do acesso à Educação Básica para crianças e adolescentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, priorizando o atendimento na rede regular de ensino.
Outra frente que mereceu destaque das autoridades presentes foi a formação e seleção de diretores escolares seguindo critérios técnicos, que dados do Inep apontam apenas 24,4% dos cerca de 110 mil diretores brasileiros escolhidos assim em 2024. As lideranças elencaram formas de encaminhar os assuntos. Duas delas se destacaram: mobilização do grupo de embaixadores via FNP e Consec e conexão com outros órgãos, além de diálogo aberto com o MEC sobre prioridades, como o decreto para a Educação Especial, por exemplo.
“As capitais brasileiras têm um papel decisivo na construção de soluções educacionais que impactam milhões de estudantes. Este encontro nos convida a assumir compromissos concretos, com base em evidências, essenciais para garantir avanços consistentes na aprendizagem de cada aluno brasileiro”, destacou Renan Ferreirinha, presidente do Consec e secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Lideranças pela Educação
O Encontro também marcou o lançamento do Programa Lideranças pela Educação, iniciativa do Centro Lemann com a Fundação Lemann e apoio do Instituto Ultra. O programa visa fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores políticos, educacionais e escolares de municípios brasileiros para que tomem melhores decisões e garantam as condições que assegurem suas redes e escolas a avançar com consistência, celeridade e equidade.
“A proposta parte do reconhecimento do papel estruturante dessas cidades para impulsionar transformações sistêmicas na Educação Básica. São os municípios que estão olhando para aspectos fundamentais como alfabetização na idade certa e expansão do acesso à Educação Infantil”, destacou Anna Penido, diretora-executiva do Centro Lemann.
O Programa Lideranças pela Educação e seus realizadores não recebem ou oferecem qualquer contrapartida financeira de ou para os municípios. A iniciativa parte do estabelecimento de um acordo técnico de cooperação com os municípios para oferecer encontros presenciais e remotos, mentorias, troca entre pares e materiais de referência, organizados em três jornadas formativas:
- para lideranças políticas – orienta prefeitos e secretários na priorização da agenda educacional e tomada de decisões balizadas por evidências com potencial efetivo de impactar a aprendizagem, especialmente de estudantes em situação de maior vulnerabilidade.
- para lideranças das secretarias de educação – promove o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe gestora da secretaria para melhor organização da estrutura da pasta e expansão da capacidade de atuação articulada, garantindo condições para que as escolas ofereçam aprendizagem de qualidade a cada estudante.
- para lideranças escolares – orienta um grupo técnico multidisciplinar da secretaria de educação na elaboração e implantação de um conjunto de políticas para fortalecer a atuação dos diretores escolares, incluindo um Marco de Gestão Escolar, processos de seleção e certificação com base em critérios técnicos, formação continuada e acompanhamento permanente às escolas.
O movimento Embaixadores da Educação e o Programa Lideranças pela Educação seguirão se expandindo. A proposta é que outras cidades — especialmente capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes — integrem a mobilização e assumam compromissos públicos com a educação de qualidade, conectando inovação, responsabilidade política e evidências.